Uma breve história do relógio de pulso

Ao longo dos séculos, os relógios têm sido usados como um símbolo de status por aqueles que os usam. Sua precisão, elegância e conveniência são apenas alguns dos atributos que os relógios e relógios representam. Muitas vezes, eles são comprados puramente por sua aparência estética. e outras vezes são comprados por causa de seus atributos técnicos, como precisão no último segundo ou até milissegundo. Isso é o que torna os relógios e relógios tão colecionáveis e, em alguns casos, eles podem exigir grandes somas de dinheiro.

Quer você colecione os novos relógios de alta precisão ou os que vêm de uma época passada, o fato é que ao longo dos anos esse hobby se tornou um negócio de alta rotatividade. E colecionar relógios está em muitos círculos considerada uma forma inteligente de investir.

No início do século passado, os relógios que estavam disponíveis para homens ou mulheres eram primeiramente relógios de bolso, e depois relógios que eram presos por um pingente preso ao forro de jaquetas ou espartilhos. O advento da guerra, a industrialização e o desenvolvimento das atividades esportivas trouxeram novas tendências que se estendiam não só à maneira como nos vestíamos, mas também como carregávamos nossos relógios.

Diz-se que foi uma babá que inventou os relógios de pulso por volta do final do século 19, que fixou um relógio em seu pulso usando uma pulseira de seda. Os primeiros relógios fabricados foram, na verdade, modelos menores de relógios de bolso equipados com uma pulseira de couro. Assim que este produto chegou ao mercado, designs mais novos começaram a ser produzidos com base neste mesmo conceito.

Foi Louis Cartier quem primeiro fez o tipo de relógio que vemos hoje, quando criou um relógio para um herói pioneiro voador chamado Santos Dumont. Em 1911, esse mesmo tipo de relógio estava à venda em geral. Esse mesmo tipo de relógio se tornou o modelo de como os relógios de pulso são até hoje.

Logo depois, o design dos "relógios" de pulso começou a se diversificar, afastando-se do formato redondo clássico que estava em voga até então. A partir do relógio de pulso clássico Cartier, outras marcas de relógios começaram a surgir, as quais eram caracterizadas por sua forma. Movado é o exemplo perfeito desses novos designs quando saiu com o relógio em forma de "Polyplan". Então veio o famoso e enigmaticamente chamado de "referência do relógio n. 1593" por Patek Philippe, que era um relógio de formato retangular.

A partir de 1913, cada vez mais relógios começaram a ser desenvolvidos em todas as formas e estilos. Do relógio "gôndola" de Patek Phillipe ao "Tank" de Louis Cartiers; assim chamado porque foi inspirado na forma dos carros blindados ingleses da época. Estes são relógios muito procurados. Houve outros inúmeros fabricantes de relógios, como Audemars Piguet, Vacheron Constantin, que junto com Patek Philippe e Cartier criaram muitos outros designs que adicionaram outros recursos aos relógios como fases lunares, mês e dia, a maioria dos quais são encontrados em relógios modernos agora.

Claro que não poderíamos citar os relógios de pulso sem citar o mais famoso de todos: o relógio Rolex. Na década de 1920, a Rolex estreou no mundo dos relógios de pulso com o elegante Rolex Prince e seu revolucionário recurso "dual time", que ficou famoso por ter o "setor dos segundos" maior do que o dos minutos. Ao mesmo tempo, a Jaeger Le Coultre produziu uma peça ainda mais avançada chamada "Reverso", também muito revolucionária por poder girar 180 graus dentro de sua caixa, protegendo assim o cristal e o mostrador. Tornou-se incrivelmente popular e só foi impedido de alcançar um sucesso ainda maior com a recessão da década de 1930 e o advento da guerra mundial 2.

Esses primeiros relógios das décadas de 1910 a 1930 são o que definem todas as marcas de relógios que vemos e usamos hoje. Este breve artigo apenas arranhou a superfície de um assunto muito vasto que tem muitos mais fabricantes de relógios com designs diversos e revolucionários. No entanto, são fabricantes como Rolex, Cartier, Jaeger Le Coultre e os outros mencionados que estão entre os mais valiosos e colecionáveis. Se você tiver a sorte de conseguir um, certifique-se de segurá-lo - de preferência no pulso.

Voltar
Todos os direitos reservad © 2021 relogiosdelivery